top of page

Protegendo os Parques Solares com tecnologia de detecção de radar e inteligência artificial

Atualizado: 14 de mar.


animais identificados por inteligência artificial de radar perimetral magos
Raposa identificada em uma fazenda solar. Detecções geradas por animais são classificadas e descartas pela inteligência artificial.

Pode ser um desafio até mesmo para o profissional de segurança mais experiente proteger as Usinas e Parques Solares. Em contraste com muitas outras indústrias, os parques solares são grandes instalações ao ar livre que geralmente estão localizadas em áreas isoladas, sem cercas e, portanto, correm o risco de vandalismo e roubo.


Com o aumento da energia renovável, tornou-se cada vez mais importante garantir que os parques solares, assim como outras usinas de energia, sejam seguros. Em 2021, as energias eólica e solar representaram 10% do suprimento mundial de energia, e muitos desses parques solares estão diretamente conectados à rede elétrica tradicional.


Aqui estão quatro razões pelas quais os parques solares devem usar a tecnologia de detecção de radar para proteger seus perímetros:


  1. Os radares são projetados para monitorar perímetros em uma área ampla



A tecnologia de detecção por radar está provando ser uma ferramenta valiosa, com sua capacidade de detectar ameaças em grandes áreas e detectar movimentos em ambientes desorganizados. Considerando o tamanho e a extensão dos parques solares, isso é de particular importância.


Além de consumir grandes extensões de terra, os parques solares também podem ser localizados em locais que não são necessariamente planos. O radar pode fornecer cobertura completa do perímetro até o poste de instalação, eliminando zonas mortas em terrenos com diferentes elevações.


2. O radar oferece uma área de cobertura gigante com o melhor preço por m² protegido.


Os radares Magos são os únicos sensores de segurança que podem antecipar uma invasão, ainda na parte externa do perímetro, e ao mesmo tempo monitorar o perímetro interno.



Os parques solares geralmente estão localizados em áreas rurais e cercadas por vida selvagem. Ao contrário das soluções de segurança tradicionais, a tecnologia de detecção de radar aliada aos recursos de IA pode distinguir entre os movimentos de animais, como pássaros e gado, bem como de humanos e veículos, eliminando assim os falsos alarmes. O radar também não é afetado por condições meteorológicas severas ou pouca iluminação, portanto, seu desempenho de detecção é mais preciso do que o de outras medidas de segurança de perímetro.


3. Um sistema de radar é uma solução econômica, robusta e sem manutenção


As tecnologias de segurança tradicionais, como câmeras de vigilância ou cercas, podem ter custos proibitivos para grandes áreas como a dos parques solares, além disso requerem muita manutenção. A maioria dos parques solares requer uma grande quantidade de cercas, o que pode ser caro, enquanto o uso de câmeras de vigilância requer uma fonte de alimentação direta, muitos recursos de infraestrutura e manutenção contínua.


Por outro lado, o radar consome menos energia, requer menos largura de banda e pode ser alimentado por energia solar. Além disso, devido ao seu amplo alcance de cobertura, permite a instalação de menos radares por metro, mantendo alto desempenho de detecção.


4. Radares oferecem segurança eficaz e eficiente





Ao usar modelos de radar em diferentes alcances, os usuários podem habilitar o "preenchimento de lacunas" para oferecer cobertura estreita em áreas onde modelos de alcance maior não podem ser usados. Por exemplo, parques solares com muitos “corredores” e cantos sofrem de pontos cegos, pois os painéis obstruem a “visão” do perímetro do radar de longo alcance. Ao usar radares de curto alcance, os parques solares podem alavancar uma abordagem multicamada para eliminar zonas mortas.


Além disso, a classificação de objetos baseada em vídeo pode ser realizada usando algoritmos de IA e sistemas de radar para detectar e classificar alvos como pessoas, veículos e animais. O sistema também pode filtrar alertas irrelevantes causados por vida selvagem e fauna que frequentemente cercam locais de fazendas solares sem comprometer a detecção de ameaças. Como resultado, a equipe de segurança poderá responder a alertas em tempo real com mais rapidez.

Com o aumento de ladrões e vândalos visando essas novas instalações produtoras de energia, os profissionais de segurança precisam implantar tecnologias eficientes como o radar Magos para aumentar a segurança do perímetro das Usinas Solares.


Acesse nosso site e confira em detalhes como funcionam as tecnologias israelenses para segurança perimetral.



Comments


bottom of page