top of page

Monitoramento e inspeção com drones em hidrelétricas

Atualizado: 9 de ago. de 2023



drone cabeado fazendo a segurança perimetral de hidrelétrica
Drone cabeado faz segurança perimetral de hidrelétrica

Como garantir a segurança de uma área extensa, com milhares de metros quadrados, diferentes elevações, vegetações e ainda cercada por água? Esses são alguns dos obstáculos que os gestores de segurança de hidrelétricas no Brasil enfrentam para conseguirem entregar um projeto de monitoramento e vigilância eficiente e ágil. Além da proteção da propriedade, a inspeção também é um desafio para esse setor, que precisa realizar regularmente verificações e manutenções estruturais e nos equipamentos, o que demanda uma grande movimentação de tempo e recursos da equipe.


Uma das soluções inovadoras que tem sido utilizada no mercado de segurança para projetos como esse são os drones automatizados. As aeronaves se tornaram uma ferramenta essencial no setor de energia, pois conseguem realizar um monitoramento aéreo ativo, tanto na parte de edifícios e equipamentos como em toda a área perimetral da propriedade.


“Após ouvirmos e entendermos a dor do segmento de energia, principalmente de hidrelétricas, trouxemos para o Brasil drones autônomos. A solução consegue realizar monitoramento, rondas programadas, detectar anormalidades no perímetro, pronta resposta, inspeções, entre outras possibilidades de aplicação”, explicou o engenheiro Kleber Reis, diretor comercial e de operações da Ôguen. “Como o equipamento fica no ar realizando a vigilância, não existe qualquer barreira terrestre que seja um obstáculo para o monitoramento, por isso, a solução consegue responder as ocorrências de maneira ágil e eficaz, trazendo rapidamente a consciência situacional para os operadores", completou o engenheiro.

Como as hidrelétricas são compostas por muitos edifícios, equipamentos e sistemas de tubulação, realizar a inspeção com drones é uma maneira segura e rápida de visualizar toda a planta.


O uso de drones para inspeção de usinas hidrelétricas oferece vantagens como:


• Rápida visão geral e avaliação das condições;

• Fotografias nítidas e detalhadas de defeitos;

• Imagens e vídeos de alta qualidade;

• Planejamento de manutenção preventiva e produção otimizada;

• Visão clara em áreas de difícil acesso;

• Tempo de inatividade da operação reduzido;

• Garante a segurança da equipe de inspeção.


“As usinas hidrelétricas são atualmente a maior fonte de energia renovável no Brasil, por isso, tanto o monitoramento quanto as inspeções regulares são cruciais para a segurança e integridade das barragens e de outras estruturas. O drone consegue detectar invasores, vândalos, atividades suspeitas dentro e fora do perímetro, realizar uma vigilância ativa e ainda realizar missões para verificar rachaduras, temperatura dos equipamentos, checar caldeiras e tanques, inspecionar as coberturas dos edifícios, detectar vazamentos etc.”, finalizou Hen Harel, CEO da Ôguen.

Para saber mais sobre como funcionam os drones automatizados e se a solução é ideal para o seu projeto, acesse: www.oguen.com ou entre em contato pelo número 11 93389-8133.


bottom of page