top of page

Yom Hashoah: O Dia da Lembrança do Holocausto


Yom Hashoah

O Yom Hashoah, também conhecido como o Dia da Lembrança do Holocausto, é um dia em que judeus e pessoas de todo o mundo se lembram dos horrores do Holocausto e prestam homenagem às vítimas e sobreviventes dessa tragédia sem precedentes.


É uma oportunidade para nós refletirmos sobre a magnitude do sofrimento e das perdas que foram infligidos aos judeus durante o regime nazista. Durante o Holocausto, cerca de seis milhões de judeus foram assassinados pelas mãos dos nazistas, em um ato de extrema crueldade e desumanidade.


O Yom Hashoah é uma ocasião para lembrar essas vítimas e honrar sua memória, para que o mundo nunca se esqueça do que aconteceu durante esse período sombrio da história da humanidade. Muitas comunidades judaicas realizam cerimônias e eventos para marcar a ocasião, incluindo serviços religiosos, momentos de silêncio, vigílias e discursos de sobreviventes do Holocausto.


Por toda Israel ouve-se sirenes convocando a todos para prestar reverência às vítimas durante 2 minutos. É um momento emocionante em que o país para e se une em uma única voz.


O Yom Hashoah é uma oportunidade para aprender com as lições do passado e garantir que as atrocidades do Holocausto nunca sejam esquecidas ou repetidas.


No Yad Vashem, o Museu do Holocausto em Jerusalém, as homenagens continuam com a colocação de coroas de flores aos pés das 6 tochas acesas, lembrando aqueles que perderam suas vidas e honrando os sobreviventes.


Ainda há muito trabalho a ser feito para combater o antissemitismo e outros tipos de preconceito que continuam a afetar as comunidades judaicas e minorias em todo o mundo. O Yom Hashoah é um lembrete poderoso da importância de trabalhar juntos para construir um mundo mais justo e inclusivo, onde todas as pessoas sejam valorizadas e respeitadas.


Comenta aqui se você já sabia a história da data de hoje?



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page