top of page

Você sabe o que é o Shabat?


imagem do porto de Jaffa em Israel com vários barcos

Hoje começa o Shabat em Israel. Mas você sabe o que é o Shabat? É o sétimo dia da semana judaica e é dedicado ao descanso. No Shabat você não trabalha, não dirige, não cozinha e não compra; é um dia dedicado à oração e à desconexão total. Diferentemente do restante do mundo que descansa aos domingos, em Israel o dia de descanso começa na sexta-feira e segue até o pôr do sol de sábado.


O Shabat tem início aos 18 minutos antes do pôr do sol de sexta-feira, mas isso pode variar, como em Jerusalém que começa aos 36 minutos, e se estende até cerca de uma hora após o sol se pôr no sábado (até as primeiras três estrelas serem vistas no céu).

Na prática, para quem está passeando por Israel nesse dia, ele vai do pôr do sol de sexta-feira até o anoitecer de sábado. E domingo é dia normal de trabalho.


Como o Shabat é o dia de descanso, em muitas cidades, como Jerusalém, há um grande impacto. Na maioria dos bairros, quase nada abre, nem mesmo restaurantes e lojinhas de conveniência. Exatamente por isso é preciso se programar.


Praticamente não há trânsito, o transporte público para de funcionar e até mesmo os ônibus e trens para outras cidades deixam de operar.


Em Tel Aviv, apesar de as ruas estarem um pouco mais vazias e de boa parte do transporte público, inclusive o trem para o aeroporto, não funcionarem, muitos restaurantes e bares seguem abertos e Jaffa é muito pouco afetada. Inclusive a noite de sexta em Tel Aviv é uma das mais animadas.


Nossa Missão Ôguen hoje vai passar por Tel Aviv e vamos mostrar ao longo do dia nossos passeios por Israel nos stories. Até o final do shabat (amanhã no pôr do sol) tentaremos mostrar aqui algumas curiosidades desse período tão diferente da cultura israelense.


Comenta aqui se você sabia como funcionava o shabat em Israel.


Shabat Shalom!

20 visualizações0 comentário
bottom of page