top of page

Tu Bishvat: o Ano Novo das Árvores


árvore em Israel pela comemoração de tu bishvat
Tu Bishvat: o Ano Novo das Árvores

Tu Bishvat (o dia 15 do mês judaico de Shvat) é o feriado do ano novo das árvores no calendário judaico. Considerado o dia mais "verde” dos Anos Novos Judaicos. 🇮🇱


A cada ano, nesta época (segunda quinzena de janeiro ou início de fevereiro), somos convidados a refletir e participar ativamente da renovação, preservação e recuperação dos recursos naturais.


Em Israel, no Hemisfério Norte, Tu Bishvat ocorre no meio do inverno, quando o frio começa a ceder, as chuvas diminuem e as flores das amendoeiras começam a brotar.

Tu Bishvat quer dizer "15 de Shvat", o quinto mês do calendário hebreu. É uma data onde se fala muito da importância da preservação da natureza e das terras férteis do país.


Em Tu Bishvat plantamos árvores com diversos objetivos: em memória de familiares e amigos já falecidos, em homenagem a uma pessoa ou instituição, para nos conectarmos com o Estado de Israel e aumentarmos a consciência ecológica, estimulando a preservação e recuperação dos recursos naturais.


frutos característicos de Israel na festa de tu bishvat

Outro aspecto muito presente nessa festividade é a sua ligação com o seder que é uma ordem simbólica para comer coisas nas festas e celebrações de acordo com princípios cabalísticos. Nessa festa costuma-se consumir frutas, principalmente as que fazem parte das SETE ESPÉCIES da terra de Israel que estão descritas na Torá e cada planta é associada com um significado:

  • Trigo - Transcendência

  • Cevada - Vitalidade

  • Romã - Ação

  • Uva - Alegria

  • Azeitona - Desafio

  • Tâmara - Tranquilidade

  • Figo - Envolvimento


Já conhecia essa data tão cheia de significados para Israel?

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page