top of page

Rondas perimetrais com drones?

Atualizado: 17 de jan. de 2023

Entenda o benefício da solução para o seu projeto de segurança

drone de segurança perimetral
Drone Easy Aerial para segurança perimetral

Um projeto de segurança perimetral profissional e efetivo reúne um conjunto de soluções para garantir o completo monitoramento e proteção da propriedade. Equipamentos como barreiras físicas, minas eletrônicas, radares, câmeras PTZ e sensores estão entre os recursos estratégicos que ajudam a manter a segurança da instalação e de seus ativos. Entretanto, com o avanço da tecnologia, uma nova solução tem sido implementada no Brasil para trazer ainda mais proteção: os drones automatizados.


As aeronaves automatizadas são acionadas remotamente via software pelo centro de controle para operações de segurança e são utilizadas principalmente para rondas perimetrais programadas, ou atendendo ocorrências de invasão em integração com os sensores de segurança no solo, ampliando o raio de proteção e reduzindo os riscos.


Os drones podem realizar rondas diurnas e noturnas – com câmeras térmicas embarcadas – e trazer uma visão aérea única para a central de controle da operação. Além disso, a solução consegue acessar locais de difícil acesso, inviáveis para vigilantes em rondas terrestres, como propriedades com vegetação densa, pouca luz, áreas de rios e lagos ou outros tipos de obstáculos.


Outro importante benefício é a diminuição de exposição da equipe de segurança. O drone pode ser utilizado para trazer a consciência situacional para os operadores em uma ocorrência, que conseguem entender o evento através das imagens e tomar as devidas decisões para interromper qualquer ação criminosa. Além de ser um apoio à equipe, a aeronave consegue chegar ao local do incidente muito mais rápido do que por via terrestre, podendo já realizar as primeiras medidas de pronta resposta, como disparar um holofote nos invasores e emitir mensagens de alerta avisando aos criminosos que foram detectados.


“As rondas perimetrais são uma etapa importante em um projeto de segurança e os drones conseguem realizar essa tarefa de maneira programada e automatizada, identificando anomalias e invasões enquanto realizam o monitoramento. A solução ainda pode ser aproveitada em outras áreas, como missões específicas e inspeções diárias, podendo até trazer redução de custo para a operação”, explicou Eng. Kleber Reis, COO da Ôguen.


drone de segurança em parque solar
Drone Easy Aerial em Parque Solar na Paraíba

A Ôguen trouxe para o Brasil diretamente de Israel drones com tecnologia militar para serem aplicados em operações de segurança. Entre os modelos disponíveis no país, está o drone exclusivo e inédito da Easy Aerial, capaz de monitorar uma área 24 horas por dia, sem interrupções, conectado a um cabo, com possibilidade de realizar voos livres por 35 minutos. A empresa disponibiliza a modalidade de locação, para as empresas que querem viabilizar o projeto sem precisar investir na compra do equipamento.


Para saber mais sobre como implantar um projeto com drones, acesse: www.oguen.com/drones-autonomos-easy-aerial ou entre em contato pelo número (11) 9 9676-7297.




bottom of page