top of page

Qual a importância do tempo na segurança perimetral?



Um dos fatores mais importantes quando se fala em segurança é o tempo que se leva para detectar e responder uma ocorrência. Dessa maneira, quanto mais antecipado for o sistema de segurança para identificar um evento, maior será a chance de uma contenção eficiente e sem danos para as pessoas e os ativos.


Entretanto, existem alguns desafios a serem superados em projetos de monitoramento, como a segurança perimetral de grandes áreas. Locais com milhares de metros quadrados e que possuem muitas possibilidades de acesso podem ficar mais vulneráveis a ações de criminosos, e isso acontece porque geralmente as soluções mais utilizadas no mercado não conseguem realizar uma cobertura ampla da área, deixando alguns pontos sem vigilância.


Além disso, projetos desenvolvidos apenas com cercas, câmeras e alarmes podem ficar suscetíveis a falhas, principalmente em dias chuvosos e de tempestades, quando as imagens das câmeras ficam comprometidas com o excesso de água e o embaçamento das lentes.


Buscando trazer para o Brasil uma segurança preventiva, ativa e eficiente com o propósito de proteger grandes áreas com menor quantidade de sensores, a Ôguen desenvolveu a Segurança Perimetral 3D, uma solução completa que une três tecnologias israelenses: radares Magos, minas eletrônicas e drones autônomos, monitorando as instalações por céu, terra, mar e subsolo.


“A Segurança Perimetral 3D garante a antecipação de riscos por meio de uma vigilância ativa em tempo real. A ideia é que a empresa, por meio de uma infraestrutura simples – sem a necessidade de passar fios e cabos por toda a área – e uma manutenção mínima de baixíssimo custo, tenha uma segurança de alta performance pelo melhor custo-benefício do mercado”, explicou Hen Harel, especialista em segurança e CEO da Ôguen.


O Radar de Segurança é capaz de cobrir com apenas um equipamento uma área de até 600 mil m² – o equivalente a 60 campos de futebol –, detectar alvos e classificá-los como humanos, animais, veículos, entre outros. Garante um monitoramento contínuo, com pleno funcionamento mesmo em casos de intempéries.


Já a Mina Eletrônica é utilizada para detectar invasores de forma invisível, isso porque o equipamento é instalado no subsolo, cerca de 50cm de profundidade, podendo ser aplicado em áreas de vegetação densa e mata fechada, além da zona perimetral. Também é capaz de detectar por meio dos seus sensores sísmicos se algum criminoso está cavando um buraco ou quebrando um muro, podendo alertar silenciosamente a central de controle.


Para completar a segurança 3D, os Drones Autônomos Cabeados e de voo livre – cada vez mais utilizados pelo mercado – podem ser aplicados em diversos cenários, como monitoramento aéreo, rondas perimetrais, ferramentas de pronta resposta e para inspeções periódicas. Os drones podem ser embarcados com câmeras térmicas, holofotes, sirenes, alto falantes, entre outros recursos, para uma ação ainda mais efetiva.


“Para combater ações criminosas precisamos estar muitos passos à frente. A Segurança Perimetral 3D é ideal para condomínios horizontais, agronegócio, centros logísticos, portos, aeroportos, indústrias, usinas de energia, entre outras instalações com ampla área para ser monitorada. Com a nossa solução, garantimos uma segurança inovadora, que antecipa invasões e evita perdas”, concluiu Hen Harel.




bottom of page